E! Entertainment estreia VOZES DO E!, com narração de Zezé Motta

“Não é só ter voz. É preciso gritar!” A fala da escritora Isabel Dias sintetiza o sentimento das mulheres no filme-experimento que discute os (pre)conceitos refletidos nas produções audiovisuais. Afinal, o que é representatividade?

“Por que ainda é tão difícil ver e ouvir a pluralidade de vozes das mulheres do mundo e suas incríveis histórias nas telas?”. Com sua voz potente, a atriz Zezé Motta convida os espectadores a uma reflexão. Afinal, ela é uma artista que lutou para conquistar espaço no audiovisual e ir além dos papéis estereotipados reservados a uma mulher negra. Com esse olhar e com muito orgulho, o E! Entertainment tem o prazer de anunciar a estreia do documentário VOZES DO E!, uma produção original que reúne mulheres diversas, cujas vozes precisam ser ouvidas e cujas figuras merecem destaque em qualquer tela. O VOZES DO E! vai ao ar terça-feira, 16 de novembro, às 22h, no E! Entertainment.

Zezé Motta, narradora do documentário, durante pocket show na pré-estreia de ‘Vozes do E!’ – Foto: E! Entertainment/Divulgação

Guiado pela voz de Zezé Motta, o documentário dirigido por Paula Sacchetta traz sete mulheres em uma conversa íntima, franca e necessária sobre representatividade, racismo, machismo, gênero e padrões de comportamento e beleza que estão enraizados no imaginário coletivo e nas estruturas sociais, e são conceitos fortalecidos pela indústria do audiovisual. Nas telas, as mulheres são vulneráveis, jovens, brancas e com corpos magros, feitos para as fantasias e desejos masculinos.

O VOZES DO E! é um filme-experimento que parte da ideia de questionar esses estereótipos ao fotografar mulheres em posições e situações que raramente vemos na mídia: uma negra como CEO de uma empresa; uma loira boxeadora; uma mulher de mais de 60 anos com lingerie sexy; uma princesa oriental de cabelos ondulados; uma transexual astronauta; uma miss gorda e uma jovem negra como presidente do Brasil.

As fotos são mostradas nas ruas e as reações das pessoas são ouvidas por essas mulheres. Elas discutem essas vozes que, muitas vezes, são opiniões difíceis de ouvir, mas que precisam ser superadas, ultrapassadas e ressignificadas. Afinal, a construção de novos imaginários traz novas possibilidades.

“O meu propósito é mudar o imaginário das pessoas do que é ser uma modelo bem-sucedida. Quando as pessoas olham para mim e conseguem enxergar essa possibilidade, muda muita coisa”, fala a modelo Rita Carreira. A escritora Isabel Dias vai contra o que viu na tela da televisão: “Uma pessoa que me inspirou a não ser como ela foi a Dona Benta, de avental e birote, gente! Meu cabelo é branco, mas eu não sou a Dona Benta, não!”

Para a atriz e comunicadora Carinna Morena, as pessoas precisam abrir os olhos e perceber que a mulher pode compor diversos cenários. “Se uma menina não está sonhando em ser astronauta e um menino sonha, tem alguma coisa errada com a sociedade”, diz.

Participam ainda do filme-experimento Luana Tanaka (atriz), Mafoane Odara (psicóloga e executiva de RH), Natallia Rodrigues (atriz, publicitária e psicóloga), e Neon Cunha (publicitária e ativista). Toda a conversa é permeada por depoimentos de personalidades como a drag queen, professora e apresentadora Rita Von Hunty, a atriz Maria Bopp, a apresentadora e cineasta Marina Person, a modelo Miranda Luz e a cantora e compositora Elza Soares.

“A luta contra o estereótipo e a invisibilidade da mulher negra nas telas é a luta da minha vida. Este é o meu lugar de fala. Minha carreira foi cheia de altos e baixos. Comecei com o pé direito, com uma peça de Chico Buarque de Hollanda e depois teve uma outra fase muito complicada, pois me chamavam sempre para fazer os mesmos personagens: a empregada, a serviçal… O problema não era fazer a empregada. O problema é que elas não tinham voz. Elas viviam a reboque dos personagens brancos. Tive de lutar muito contra isso, denunciar.” (Zezé Motta)

Rita Carreira – Foto: E! Entertainment/Divulgação

VOZES DO E!, produção do E! Entertainment realizada com a Mood Hunter por uma equipe formada 99% por mulheres, é um documentário que representa uma amostra do que o audiovisual brasileiro pode fazer para amplificar as vozes femininas, diversas e potentes, que não aceitam mais serem caladas, inaudíveis e ignoradas. O desfecho dessa história está sendo construído por muitas outras vozes que acolhem, se identificam e percebem que não estão sós nessa caminhada.

VOZES DO E! estreia terça-feira, 16 de novembro, às 22h, no E! Entertainment.

Ficha técnica:
Título: Vozes do E!
Tipo: Documentário
Gênero: docureality
Duração: 53 minutos
Narrado por: Zezé Motta
Com: Elza Soares, Carinna Morena, Isabel Dias, Luana Tanaka, Mafoane Odara, Maria Bopp, Marina Person, Miranda Luz, Natallia Rodrigues, Neon Cunha, Rita Carreira, Rita Von Hunty.

NBCUniversal International Networks Latin America
Produção Executiva: Marcello Coltro e Stefanie Borges
Produção: Marcello Coltro e Simone Alexal
Editor de áudio: Andres Forero
Gerência de Arte Gráfica: Nestor Carvajal
Gerência Criativa e Editorial Brasil: Túlio Pires Bragança
Gerência de trade marketing e consumer media Brasil: Kiara Rotondi
Especialista de Marketing e relacionamento com talentos Brasil: Daniel Lambert
Gerência de Marketing de Performance Brasil: Fernanda Basso

Serviços de Produção Mood Hunter
Produção: Dami VDC e Rafael Barioni
Direção: Paula Sacchetta
Roteiro: Lilian Solá Santiago e Paula Sacchetta
Edição: Thais Cortez
Direção de Fotografia: Carine Wallauer
Direção de Arte: Luiza Conde
Direção de Arte Pós: Beth Bilé
Produção Executiva: Dami VDC e Rafael Barioni
Direção de Produção: João Victor D’Alves

 


Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *