
Um dos documentários brasileiros mais impactantes do ano, “Anatomia do Caos” chega aos cinemas com distribuição da Descoloniza Filmes propondo uma reflexão profunda sobre um dos períodos mais traumáticos da história recente do Brasil. Dirigido por Dandara Ferreira, o longa acompanha os bastidores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e revisita as decisões políticas, os discursos oficiais e as consequências da condução da pandemia no país.

Na obra, a cineasta apresenta registros inéditos feitos dentro do Senado Federal durante os trabalhos da CPI, revelando o esforço dos parlamentares na busca por documentos, depoimentos e respostas sobre a gestão da crise sanitária que resultou na morte de mais de 700 mil brasileiros.

Durante entrevista concedida ao ARTECULT, Dandara Ferreira falou sobre a motivação para transformar esse momento histórico em cinema, a responsabilidade de registrar um período ainda tão sensível e o impacto emocional de acompanhar de perto os acontecimentos.
Assista nossa entrevista completa com Dandara Ferreira:
Segundo a diretora, a decisão de iniciar as gravações surgiu ainda em abril de 2021, quando percebeu que o país vivia algo muito maior do que uma crise sanitária.
“O que me movia naquele momento era a percepção de que o país atravessava algo maior do que uma crise sanitária. Havia uma disputa brutal em torno da própria realidade”, afirma.
Para Dandara, a CPI da Covid se tornou, dentro do documentário, um verdadeiro palco de uma tragédia nacional, evidenciando como a desinformação passou a ocupar espaço central durante a pandemia.
“Não se tratava apenas de negligência. Havia uma construção de uma narrativa em curso, uma política da desinformação que transformava a morte em estatística e a dor coletiva em deboche”, destaca a cineasta.
Mais do que revisitar acontecimentos recentes, “Anatomia do Caos” também provoca uma reflexão sobre memória, justiça e responsabilização. O documentário questiona as consequências da ausência de punições após os trabalhos da CPI e convida o público a refletir sobre como o país escolhe lembrar ou esquecer esse capítulo de sua história.
“Esse filme nasce da necessidade pessoal de registrar esse período e da certeza de que algumas imagens precisam continuar abertas, porque elas ainda nos olham de volta”, conclui.
Sinopse
Com acesso inédito ao Senado Federal, a diretora Dandara Ferreira acompanha de dentro toda a trajetória da CPI da Covid-19, transformando esse material exclusivo em um poderoso registro cinematográfico sobre um dos momentos mais marcantes da pandemia no Brasil.

Poster do filme “Anatomia do Caos”. Foto: Divulgação
Sobre Dandara Ferreira

Formada em Cinema pela FAAP e doutoranda em Comunicação Social pela UnB, Dandara Ferreira construiu uma carreira marcada por produções que dialogam com temas sociais e culturais. Dirigiu a série “O Nome Dela É Gal”, da HBO, além de videoclipes para artistas como Fagner, Ricky Martin e Vanessa da Mata.
Em 2023, lançou o longa “Meu Nome É Gal”, no qual atuou como diretora e atriz. Atualmente, também finaliza o documentário “Vou Tirar Você Desse Lugar”, sobre Odair José.
Assista ao trailer:
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

Siga-nos nas redes sociais!
Instagram: @artecult & @cinemaecompanhia & @luanecompanhia













