Novo longa de Gabriel Mascaro com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro marca retorno do Brasil à competição pela maior honraria do evento
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“O Último Azul” (em inglês, “The Blue Trail”), novo longa de Gabriel Mascaro (Boi Neon, Divino Amor), vai ter sua estreia mundial na competição oficial do Festival de Berlim, um dos maiores eventos cinematográficos do mundo, que será realizado de 13 a 23 de fevereiro. O filme compete ao Urso de Ouro, maior honraria do evento, que neste ano tem Todd Haynes (“Carol”, “Longe do Paraíso”) como presidente do Júri. Estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo, “O Último Azul” se passa na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional para “desfrutar” seus últimos anos de vida. Antes de seu exílio compulsório, Tereza, uma mulher de 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo. Uma aventura sobre resistência e amadurecimento ao longo dos rios da Amazônia, o filme tem previsão para chegar aos cinemas brasileiros ainda em 2025, com distribuição da Vitrine Filmes.
“Só o fato de ‘O Último Azul’ ter sido selecionado para a principal sessão da Berlinale já é uma grande vitória para o cinema brasileiro. Estou muito honrado em saber que nosso filme vai competir pelo Urso de Ouro, mas o prêmio maior já ganhamos, que é ver a cultura brasileira pujante novamente”, afirma o diretor Gabriel Mascaro. Esta é a segunda vez de Mascaro no Festival de Berlim. Em 2019, “Divino Amor” foi exibido na Mostra Panorama. A produtora Rachel Daisy também comenta a seleção: “Temos visto uma safra incrível de filmes brasileiros conquistado o mundo, depois do setor ter passado por um período desafiador e essa retomada mostra a força do cinema nacional. Estamos muito felizes de estar levando o nosso filme, que fala de resistência, esperança e o direito de sonhar, para a competição de Berlim. A produção contou com uma importante participação de trabalhadores do audiovisual do Norte e Nordeste do país, além de colaboradores do México, Chile e Cuba, reforçando a importância das políticas públicas.”
Rodrigo Santoro acrescenta: “A seleção de ‘O Último Azul’ para a competição principal de Berlim só reforça o quanto o Brasil é capaz de produzir um cinema forte, profundo e competitivo. É emocionante ver o cinema independente chegando tão longe, feito com garra e talento – muitas vezes, com muito pouco. Sigo acreditando nesse cinema, desde ‘Bicho de Sete Cabeças’.”“O Último Azul” é o primeiro filme brasileiro a competir pelo Urso de Ouro desde 2020. Anteriormente, o Brasil venceu o prêmio com “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, que também recebeu o Urso de Ouro de Melhor Atriz, para Fernanda Montenegro, e “Tropa de Elite” (2008), de José Padilha.
“O Último Azul” é uma produção da Desvia (Brasil) e Cinevinay (México), em coprodução com a Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile),Viking Film (Países Baixos), e distribuição da Vitrine Filmes no Brasil. O filme foi produzido por Rachel Daisy Ellis (“Boi Neon”, “Rojo”) e Sandino Saravia Vinay (Produtor associado de “Roma”, de Alfonso Cuarón e coprodutor dos filmes anteriores de Gabriel Mascaro).
SINOPSE
Tereza tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem “desfrutar” de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre.
ELENCO
Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás & Adanilo
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO: Desvia (Brasil), Cinevinay (México)
COPRODUÇÃO: Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile), Viking Film (Países Baixos)
PRODUTORES: Rachel Daisy Ellis, Sandino Saravia Vinay
COPRODUTORES: Giancarlo Nasi, Marleen Slot
DIRETOR: Gabriel Mascaro
ROTEIRISTAS: Gabriel Mascaro, Tibério Azul
CINEMATOGRAFIA: Guillermo Garza AMC
EDIÇÃO: Sebastían Sepúlveda, Omar Guzmán
MÚSICA: Memo Guerra
FINANCIAMENTO: Ancine FSA, BRDE, SUAT, Funcultura, Banco do Brasil, EFICINE, Actinver, Focine/Foprocine, Fondo de Fomento Audiovisual, Ibermedia, Hubert Bals/ Netherlands Film Fund/ Fundo de coprodução Brasil-México,
MARKETS/PITCHING: Cinemart, IFC
DISTRIBUIÇÃO: Vitrine Filmes
GABRIEL MASCARO | Diretor
Gabriel Mascaro (1983) é diretor e roteirista brasileiro baseado em Recife, Brasil, mais conhecido por seus filmes “Boi Neon” (Veneza, 2015), “Divino Amor” (Sundance, 2019) e “Ventos de Agosto” (Locarno, 2014). Seus longas receberam mais de 50 prêmios internacionais e “Boi Neon” foi destacado no Top 10 Melhores Filmes de 2016 pelo The New York Times. No mesmo ano, Mascaro teve uma retrospectiva no Lincoln Center em Nova York. “O Último Azul” é seu filme mais recente, selecionado para a Competição na Berlinale 2025.
DENISE WEINBERG | Tereza
Premiada atriz brasileira, Denise Weinberg recebeu, em 2016, o Prêmio APCA de Melhor Atriz de Teatro com a peça “Testamento de Maria”. Em 2006, ganhou o prêmio Shell de melhor atriz pela peça teatral “Oração Para um Pé de Chinelo” e, também, o prêmio APCA pela mesma montagem. No cinema, a atriz ganhou três prêmios pelos filmes “BMW Vermelho” (2001) de Eduardo Ramos, “Quase Nada” (2000) de Sergio Resende e “Em Nome do Pai” (2000), curta-metragem de Julio Pessoa.
Algumas peças que atuou no teatro foram “Os Imortais”, “As Criadas”, “A Dança final”, “Da possibilidade da alegria no mundo”, “Álbum de Família”, “Outono, Inverno”, “Anna Weiss”, “Oração para um pé de chinelo”, “Arsênico e alfazema”, “As lágrimas amargas de petra Von Kant”, “O Acidente”, “A serpente”, “Navalha na carne”, entre outras. Na TV, estreou na série “Alice” do canal HBO. Atuou ainda nas séries “Maysa – Quando Fala o Coração”, “Dalva e Erivelto – Uma Canção de Amor” da Rede Globo. Participou também na terceira temporada da série ‘Psi’, da HBO, pela qual foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Emmy Internacional 2018.
Atuou na telenovela ” Amor eterno amor”, na série “A Teia” e, mais recentemente, na novela “Éramos Seis”, todas da Rede Globo. Últimos papéis no cinema foram nos filmes “Greta”, “Meu Amigo Hindu”, “De Pernas Pro Ar 2 e 3”, “Super Nada”, “De Pernas Pro Ar”, “Salve Geral”, “Linha de Passe”, “Onde Anda Você?”, “My Father – Rua Alguém, 5555”, “Lost Zweig”, “Lara”, “Em Nome do Pai (curta-metragem)”, “Quase nada”, “Mauá – O Imperador e o Rei”, “Guerra de Canudos”.
RODRIGO SANTORO | Cadu
Nascido em 1975, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Rodrigo Santoro é ator e dublador. Com mais de 30 anos de carreira, esteve em cerca de setenta projetos audiovisuais, sendo mais da metade produções internacionais. Sua atuação em longas como “Bicho de Sete Cabeças” (2000), de Laís Bodanzky, “Abril Despedaçado” (2001), de Walter Salles, e “Carandiru” (2003), de Hector Babenco, lhe rendeu diversas premiações em festivais pelo mundo e abriu espaço para estrelar projetos fora do país. Em 2004, foi laureado com o prêmio Trophée Chopard do Festival Cannes.
Depois de participar de filmes como “As Panteras, Detonando” (2003) e “Simplesmente Amor” (2003), passou a dividir sua carreira entre projetos nacionais e internacionais, como as séries de televisão “Lost” (2006 a 2007), a superprodução “300” (2006) e “300: A Ascensão do Império” (2014), “Westworld” (2016 a 2020 na HBO), “O Tradutor” (2018), entre dezenas de outros. Em 2008, Rodrigo chegou a competir com dois filmes diferentes ao mesmo tempo pela Palma de Ouro no Festival de Cannes: “Che, O Argentino” e “Leonera”.
Seus trabalhos recentes no audiovisual nacional foram a série sucesso de público “Bom Dia, Verônica” (2024 na Netflix), os longas “7 Prisoneiros” (2021), de Alexandre Moratto, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza; “Turma da Mônica – Laços” (2019), de Daniel Rezende e a animação “Arca de Noé” (2025), maior projeto de animação do Brasil e inspirado na canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Depois de 8 anos, Rodrigo volta ao Festival de Berlim como parte do elenco de “O Último Azul“, de Gabriel Mascaro, selecionado para a Mostra Competitiva do evento. Entre os próximos projetos estão os longas “Corrida dos Bichos”, de Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, adaptação do livro homônimo do escritor português Walter Hugo Mãe.
DESVIA | Produtora
Desvia é uma produtora Brasileira independente fundada em 2010 pelo diretor Gabriel Mascaro e pela produtora e diretora Rachel Daisy Ellis. O foco da empresa é a produção de conteúdo para o cinema que pesquisa narrativas inovadoras. A produtora tem uma ampla experiência em coprodução internacional e seus filmes têm sido lançados nos mais importantes festivais do mundo (Cannes, Veneza, Locarno, Toronto, San Sebastian, IDFA, Roterdã, Berlim) e distribuídos internacionalmente.
GLOBO FILMES | Coprodutora
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
VITRINE FILMES | Distribuidora
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.
A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515 mil espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80 mil espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.
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