Elyan Lopes é ator, autor e criador de vários super-heróis sendo o mais conhecido o Capitão R.E.D. , além das Ligas A Ordem, Protocolo: A Ordem e ALFA – A Primeira Ordem Parte 1 e Parte 2, esta última lançada pela Editora Kimera. Ele trabalha ha mais de 10 anos no mercado de quadrinhos e agora está lançando a Canal Meu Herói!
Conhecemos Elyan pessoalmente durante o primeiro e segundo Dia Geek Dínamis, evento QuadriMundi realizado num colégio do Rio de Janeiro e desde então, estamos com ele e Vanderlei Sadrack, da EditoraKimera na luta pelos quadrinistas brasileiros sensacionais e seus personagens incríveis.
Você sabia que o primeiro super-herói do mundo pode ser brasileiro?
O Príncipe Oscar, um adolescente brasileiro que, adulto se tornaria um notório acadêmico, Gustavo Barroso. Saiba mais sobre este nosso super-herói através do Blog Quadrimania de Franco de Rosa criado em 1906.
Outro super-herói brasileiro dos primórdios dos quadrinhos seria o Príncipe Gilberto, um príncipe que utiliza uma lança mágica. Historicamente alguns argumentam que ele deveria ser considerado o primeiro super-herói do mundo.
Isso porque suas aventuras estrearam em O Tico-Tico em 1907 (na estória “O Castello Encantado“) e foram escritas pelo bahiano Cicero Valladares (o “Dudu”).
Você pode conferir essa estória publicada através destes documentos disponíveis também na Biblioteca Nacional:
Tico-Tico (edição 88) |
Tico-Tico (edição 89) |
Tico-Tico (edição 90) |
---|
Enquanto o famoso Superman, só seria lançado em 1938!
Já em 1954 surge o Capitão 7 é um super-herói brasileiro já nos moldes dos super-heróis que conhecemos hoje (“super-aventura”). Leia o trabalho apresentado no IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, GO):
10175-Texto do artigo-30502-1-10-20180301
O Capitão 7 é oriundo da TV Record e posteriormente reformulado em “gibi”. Criado em 54 na TV Record por Rubem Biáfora e tendo o ator mineiro Ayres Campos como protagonista, ficou no ar até 1966. O programa do Capitão 7 estreou em 24 de setembro de 1954. Já Quadrinho estreou em 1959 pela editora Continental/Outubro. Sendo desenhado por Jayme Cortez, Júlio Shimamoto, Getulio Delphim, Juarez Odilon, entre outros artistas. Com roteiros de Helena Fonseca, Hélio Porto e Gedeone Malagola. Saiba um pouco mais sobre a história do Capitão 7 através deste vídeo.
Assim como nós, Elyan luta também há anos para que o Brasil conheça estes e outros heróis nacionais, e não estamos falando apenas dos personagens, mas sim também de seus incriveis autores brasileiros. Lopes e Sadrack são alguns dos principais aliados do Quadrimundi nesta tarefa.
E com esta missão, Elyan Lopes criou o MEUHERÓI, um selo editorial que agora acaba de lançar seu canal no YouTube, o Canal Meu Herói! Um canal com conteúdo Nerd,Geek principalmente sobre quadrinhos e super-heróis nacionais.
Não deixe de seguir o canal MeuHerói no YouTube (não esqueça de clicar o sininho para receber as novidades!) para conhecer este incrível e rico universo de super-heróis brasileiros. Além disto, o canal nos promete enviar também por e-maile com exclusividade várias informações e ofertas.
CONFIRA O CONVITE DO ELYAN PARA TODOS OS NOSSOS SEGUIDORES :
LINKS:
- Site do MEU HERÓI: meuheroi.com.br
- Canal MeuHerói no YouTube: www.youtube.com/elyanmeuheroi
- Twitter: twitter.com/MeuHeroi e twitter.com/elyan_meuheroi
- Facebook: facebook.com/elyan.meuheroi
- Instagram: instagram.com/meuheroi/ e instagram.com/elyan.meuheroi
- Site da Editora Kimera: www.editorakimera.com
- Coluna de Vanderlei Sadrack no canal QuadriMundi do portal ArteCult: artecult.com/author/vanderleisadrack
#quadrinhos #superherois #superheroisnacionais #gibis #youtubers