Prêmio CESGRANRIO de Dança: Veja a lista dos vencedores !

 

Ontem, 21/05, a Fundação Cesgranrio, através de seu Centro Cultural CESGRANRIO, entregou uma premiação importantíssima para o cenário cultural carioca. Com apresentação de Ana Botafogo e homenagem à Tatiana Leskova, aconteceu a primeira edição do tão esperado PRÊMIO CESGRANRIO DE DANÇA.

O júri da premiação : Adriana Pavlova (jornalista), Marcelo Misailidis (coreógrafo e bailarino), Paula Mori (coreógrafa), Caio Nunes (presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro) e Rubens Barbot (especialista em dança afro) .

 

Ana Botafogo, apresentadora da 1ª edição do Prêmio Cesgranrio de Dança

 

Tatiana Leskova, homenageada da 1ª edição do Prêmio Cesgranrio de Dança

 

SOBRE O PRÊMIO

Depois de contemplar diversas áreas artísticas com vários projetos de formação de plateia e com alguns importantes prêmios e programas de fomentos, como o Prêmio Cesgranrio de Teatro, o Prêmio Rio de Literatura e o ELIPSE – programa estadual de fomento ao curta universitário, a Cesgranrio lançou o Prêmio Cesgranrio de Dança.

Prêmio Cesgranrio de Dança é um prêmio de reconhecimento e incentivo à dança, destinado aos profissionais que tenham se destacado em alguma das categorias analisadas durante o ano, na cidade do Rio de Janeiro. É um prêmio que vem atender à enorme carência de incentivos na área e assim, reforçar o compromisso da Cesgranrio com a cultura e educação.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS INDICADOS E OS VENCEDORES EM CADA CATEGORIA:

 

 

Melhor espetáculo :

“In(in)Terrupto” (VENCEDOR)

“Rosário”

“Naitsu”

Carlinhos de Jesus entregou o prêmio de Melhor Espetáculo para a Companhia Híbrida, por In(in)terrupto

 

Melhor coreografia:

“Espetáculo Still Reich” / “Keta” (Focus Companhia de Dança) – VENCEDORA
“Boca de Ferro” (direção: Marcela Levi & Lucía Russo /Performance e co-criação: Ícaro dos Passos Gaya)
“O Instante do Aquilo” (coreógrafo espanhol Chevi Muraday / Companhia de Ballet da Cidade de Niterói)

Alex Neoral, vencedor do prêmio de Melhor Coreografia

 

Melhor bailarina :

Mônica Burity, pelo espetáculo “Fauno”

Marina Salomon, pelo espetáculo “Naitsu” (VENCEDORA)

Liana Vasconcelos, pelo espetáculo “Grandes compositores em movimento”

Carolina de Sá, pelo espetáculo “Still Reich” / “Keta”

Marina Salomon, vencedora do prêmio de Melhor Bailarina

 

Melhor bailarino:

Tiago Oliveira, pelo espetáculo “Fauno” (VENCEDOR)

Elton Sacramento, pelo espetáculo “Linha Primitiva”

Ícaro Goya, pelo espetáculo “Boca de Ferro”

Márcio Jahú, pelo espetáculo “Still Reich” / “Keta”

Tiago Oliveira, vencedor do prêmio de Melhor Bailarino

 

Categoria especial :

Renato Machado, pela iluminação no espetáculo “In(in)Terrupto”

Paulo Cesar Medeiros, pela iluminação no espetáculo “O Instante do Aquilo”

Fabiano Carneiro, pela gestão artística do Teatro Cacilda Becker e Coletivo Negraação pelo trabalho de promoção das danças negras (VENCEDORES)

André Gracindo, pela coordenação do Festival EntreDança do Sesc Rio

Fabiano Carneiro, um dos vencedores da Categoria Especial

 

Coletivo Negraação, um dos vencedores da Categoria Especial

 

FONTEhttp://cultural.cesgranrio.org.br/premio-cesgranrio-de-danca-2018-2019-vencedores/

 

 

RAFAELI MATTOS

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *