SECRETO: um pedacinho de encanto envolto de natureza – e sabor! – por todos os lados…

Há algum tempo, ciente de minha paixão pela gastronomia, uma amiga me falou acerca de um lugar muito legal, incrustado nas belas montanhas da região serrana. Ato contínuo, me convidou para assistir a uma live, em que o chef faria, ao vivo, um prato – não me recordo qual – ao mesmo tempo em que, acompanhado de sua esposa, interagiria com os espectadores. Não deu maiores detalhes, mas insistiu para que eu conseguisse um tempinho pra participar.

Acho que não é necessário muito esforço pra imaginar que o bichinho da curiosidade me pegou de jeito, né? Ora, não poderia ser diferente: um assunto que me fascina, a indicação de uma querida amiga e a possibilidade de aprender algo novo e trocar figurinhas no exato momento da elaboração. Não tinha como perder!

E, no dia e hora marcados, lá estava eu. E aquela não seria apenas primeira, mas a primeira de muitas lives a que eu, fielmente, assisti – e assisto até hoje. Vale ressaltar que, nesse intervalo, ainda teve um desafio aceito pelo chef – fazer um prato escolhido por mim, no caso, um Tornedor Rossini – e uma participação in loco, trazendo minha versão de Butter Chicken.

Já falei aqui mesmo, no ARTECULT, dessa minha experiência de ter participado de uma live a convite do chef e de ter conhecido esse lugar tão encantador. Nesse meu artigo, que pode ser conferido em http://artecult.com/retornando-a-vida-com-estilo-e-sem-segredos/ dei apenas uma breve pincelada mas, agora, com a (maravilhosa) notícia da reabertura – sim, ele vai reabrir!!! resolvi me aprofundar um pouquinho mais…

O chef é ANGELO COSTA e o local – ah, pra lá de especial! – é o SECRETO.

E é dele que falaremos nesse artigo…

O nome do local já é algo bastante sugestivo. E ele, de fato, traz bem qual a ideia central contida na criação do espaço e imaginada pelos proprietários: ser um restaurante charmoso e informal, de frente para uma linda montanha, localizada no Vale do Calembe, em Nogueira, distrito de Petrópolis, de boa comida e conversa, cujo endereço o cliente só descobre no ato da reserva. Sinceramente, é ou não uma proposta instigante?

Com capacidade para até 20 pessoas, os clientes serão recebidos pessoalmente pelo chef, que preparará os pratos do menu em uma cozinha aberta, imersa no verde, possibilitando uma deliciosa troca de ideia e experiência.

Criado em 2019, o SECRETO viu-se obrigado a pausar suas atividades por conta da pandemia. E, nesse período difícil – principalmente para o setor de gastronomia – o chef ANGELO COSTA teve a brilhante ideia de fazer lives, periodicamente, aproveitando a bela estrutura que possuía e cozinhando os mais variados pratos. Aos poucos, ele foi pegando o jeito e a audiência foi crescendo e se sentindo, cada vez mais, como se estivesse cozinhando em casa, rodeado de amigos.

Originário de uma família que ama cozinhar, o chef ANGELO COSTA, ainda criança, assistia, junto com sua mãe, ao famoso programa “Cozinha Maravilhosa da Ofélia” – aqueles que possuem mais de 40 anos, certamente, se lembram dela. Eu mesmo, que sou dessa época, também adorava acompanhar, atento, a culinarista Ofélia Ramos Anunciato, uma senhora de fala tranquila e uma das pioneiras no segmento de gastronomia na televisão, que ficou no ar por trinta anos – seu último programa foi exibido em 26/10/1998.

Autodidata e apaixonado pela gastronomia, ANGELO COSTA resolveu aprofundar-se no tema, e o fez assistindo a muitos vídeos, experimentando incontáveis receitas – seja das mais simples àquelas consideradas complexas – e conversando com chefs renomados, como Claude Troigros. E depois de toda essa preparação – e de muitos almoços e jantares para amigos – abriu, junto com o pai e a irmã, um restaurante em Cabo Frio, o Dom Pietro, que funcionou durante oito anos e que lhe deu a experiência e a coragem necessárias para alçar voos maiores.

E o SECRETO surgiu nessa esteira…

É fato que a parada precoce, obrigatória e inesperada imposta pela pandemia trouxe uma gama de incertezas ao espaço recém-criado. Mas também é fato que essa pausa foi fundamental para que o projeto fosse melhor desenvolvido, que arestas fossem cortadas, configurando-o à maneira do chef.

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então…

Inicialmente, o restaurante abrirá apenas aos sábados para almoço, das 12:00h às 17:00h, e mediante reserva. O menu mudará a cada dois meses e contará sempre com um drink de boas-vindas, duas opções de entrada, prato principal e sobremesa. Oferecerá, também, uma carta de vinhos, espumantes e alguns coquetéis especiais, além de refrigerante. Cafezinho e água são por conta da casa…

Portanto, se você é fã de enigmas, quer ser surpreendido positivamente e adora ter informações privilegiadas, o SECRETO é pra você. Afinal, o endereço será revelado apenas na hora da reserva e as opções do cardápio serão reveladas com antecedência no perfil do Instagram @secretonogueira. Se você ainda não segue, não perca tempo. Afinal, lá mesmo no perfil será possível acompanhar as (imperdíveis) lives, obter informações acerca das “aulas jantar” que serão programadas e, de brinde, ainda ter acesso a incontáveis dicas de gastronomia…

Já imaginou? E mais: quer um evento só seu? O chef ANGELO COSTA criará um menu exclusivo para seu grupo e sua esposa e sócia, proprietária de uma empresa de festas, cuidará de tudo mais que for preciso – bolo, doces e decoração. Neste caso, a capacidade de pessoas poderá variar entre 18 e 24, de acordo com o tipo de evento.

Não poderia deixar de mencionar aqui os produtos artesanais elaborados pelo chef com insumos da mais alta qualidade e comercializados com a marca SECRETO: chutney de manga, caponata de berinjela, molho pesto e uma sensacional farofa de panko. Todos os itens são de se comer rezando… Literalmente.

E ai, ficaram curiosos?

O restaurante irá reabrir no dia 16/07/2022 e as reservas já podem ser feitas através do telefone (21) 99920-0909.

Pode até parecer que eu seja suspeito pra falar, mas não. Se realmente posso dar uma dica de gastronomia que vale a pena, com base na experiência que adquiri na área, com certeza indico o SECRETO e sei que, muito mais do que um simples cliente, criar-se-á um bela relação de amizade entre os amantes da boa comida…

Estarei lá.

Vamos?

Siga o SECRETO:

@secretonogueira

 

 

 

Até a próxima!

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *