Nós do Morro: Primeiro filme da companhia tem Cintia Rosa, Jonathan Haagensen, Babu Santana

O grupo Nós do Morro, do Vidigal, está realizando o sonho de filmar seu primeiro longa-metragem para o cinema. Produzido por Diogo Dahl, da Coqueirão Pictures, e coproduzido pela Globo Filmes, RioFilme, Nós do Morro e Favela dos Filmes, o projeto, que conta com grande elenco – a imensa maioria do Nós do Morro –, termina essa semana as filmagens no Rio de Janeiro. O drama, uma lição de união e força, foi quase todo rodado no Vidigal, com direção de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, que também assinam o roteiro.

Protagonizado por Cintia Rosa, Jonathan Haagensen e Nego Ney, o filme tem no elenco nomes como Mary Sheyla, Fátima Domingues, Thiago Martins, Neusa Borges, Babu Santana, Roberta Rodrigues e Jonathan Azevedo. O longa conta com 47 personagens interpretados, em sua grande maioria, por atores e atrizes que tiveram suas histórias ligadas ao Nós do Morro. É como a concretização de um projeto conjunto, no qual todos têm a honra de participar.

“Há uma favela feminina e solidária em ‘A Festa de Léo’,  um filme do cotidiano cheio de fins e recomeços e que tem a força feminina quando Rita não mede esforços para salvar Dudu, o pai de seu filho Léo e também quando ela dá um basta na relação com ele”, afirma Luciana Bezerra, que assina roteiro e direção com Gustavo Melo, que conta que “o filme é uma homenagem aos vidigalenses, aos moradores e artistas  que diariamente superam todas as adversidades com alegria, união e muita festa”.

A história retrata a realidade de uma família do Vidigal no dia da festa de 12 anos de Léo (Nego Ney), filho da batalhadora Rita (Cintia Rosa), que deseja dar a ele uma comemoração de grande importância para ambos. No dia do evento, Rita descobre que todo o dinheiro que vinha economizando há meses foi roubado por seu marido, Dudu (Jonathan Haagensen), dependente químico, que contraiu uma dívida perigosa com moradores.

Rita vai precisar superar obstáculos para resolver o problema e, para isso, terá que contar com a compreensão de Léo e com uma grande rede de apoio dos amigos, da família e da comunidade. Ao mesmo tempo em que tentam alertar Rita sobre os problemas do relacionamento com Dudu, eles são um suporte importante quando mãe e filho precisam de ajuda.

“‘A Festa de Léo’ fala sobre a importância da base familiar para lidar com os dramas da vida e com as dificuldades do dia a dia. Mostra ainda o poder de liderança, da força e do afeto das Mães Pretas para superar esses desafios da vida e conseguir realizar o sonho do filho Léo”, explica Jonathan Haagensen.

Cintia Rosa afirma que participar do longa é um prazer: “É um grande reencontro de amor e arte. Ter feito parte do Nós do Morro por 20 anos e hoje ter a oportunidade de voltar a conviver, rir, celebrar e estar em cena com meus amigos de infância, não tem preço. Nesse momento que estamos passando, conseguir concluir um longa-metragem que foi pensado e escrito por longos 10 anos, me faz pensar que o melhor caminho foi resistir e persistir. Esse projeto é constituído de puro AMOR”.

Fotos: Mariana Vianna

SINOPSE:

Léo (Nego Ney) fará 12 anos. No dia de sua festa, Rita (Cintia Rosa), sua mãe, descobre que o pai do menino Dudu (Jonathan Haagensen), que é dependente químico, roubou o dinheiro do evento. A trama se desenrola através da busca de Rita por formas de viabilizar grana para salvar a vida do pai de seu filho e a resposta está em sua rede de amigas e familiares. Mãe e filho traçam suas trajetórias de amadurecimento emocional, a partir da percepção de que suas vidas jamais serão as mesmas.

 

ELENCO:

  • ??Cintia Rosa: Rita
  • Nego Ney: Leo
  • Jonathan Haagensen: Dudu
  • Mary Sheyla: Andréa
  • Maria Vitoria: Botelho
  • Thawan Lucas: Keka
  • Kikito Junqueira: Ramos
  • Neusa Borges: Dona Nazica
  • Thiago Martins: Cypa
  • Babu Santana: Sérgio
  • Juan Paiva – Julinho

 

Participação especial:

  • Guti Fraga

 

Ficha Técnica

  • Produtor: Diogo Dahl
  • Produtora Executiva: Maria Fernanda Miguel
  • Direção e roteiro: Luciana Bezerra e Gustavo Melo
  • Diretor Fotografia: Renato Falcão
  • Técnico de Som: Vanilton Moreira e Evandro Lima
  • Diretor de Arte: Wendel Barros
  • Montador: Aléssio  Slossel
  • Figurino: Gorette Bezerra
  • Finalização: Silvio Arnault
  • Produção: ??Coqueirão Pictures
  • Coprodução: Globo Filmes, RioFilme, Nós do Morro e Favela dos Filmes

 

SOBRE A COQUEIRÃO PICTURES:

Fundada por Diogo Dahl em 2010, a Coqueirão Pictures é uma empresa sediada no Rio de Janeiro que produziu filmes como Cinema Novo (2016), documentário de longa-metragem  premiado com L’Œil d’Or no Festival de Cannes 2016; O Brasil de Darcy Ribeiro, ganhador do Prêmio TAL 2015 de Melhor Série de Documentário da América Latina; e Na Pele, doc em realidade virtual coproduzido com China, Luxemburgo e Alemanha, Seleção Oficial – IDFA (2020) e SXSW (2021).

Produziu ainda os longas-metragens de ficção Alice & Só (2020), Mundo Novo (2021) Melhor Atriz e Melhor Roteiro – Festival do Rio de 2021; e A Última Festa, dirigido por Matheus Souza. No momento, está filmando o longa A Festa de Leo e preparando o doc O Sal da Vida; os três últimos realizados em coprodução com a Globo Filmes.

 

SOBRE A GLOBO FILMES:

A Globo Filmes atua como produtora e coprodutora de filmes brasileiros com foco na qualidade artística e na diversidade de conteúdos que valorizam a nossa cultura, maximizando a audiência no cinema e demais janelas. Desde 1998, participou de mais de 400 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro; comédias, romances, documentários, infantis, dramas e aventuras. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, e longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Mais recentemente, com o reaquecimento da indústria pós-pandemia, lançou títulos como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’.

 

SOBRE O NÓS DO MORRO:

Fundado em 1986 no morro do Vidigal pelo ator e diretor artístico Guti Fraga, o grupo até hoje mantém sua visão original: proporcionar acesso a arte. Ao longo de seus 3 anos, o Nós do Morro se consolidou como uma das principais companhias teatrais do Rio de Janeiro: como celeiro de novos talentos, com rostos conhecidos na TV, no teatro e no cinema; e como polo de produção audiovisual. Cerca de onze mil pessoas já passaram pelas oficinas do Grupo.

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *