Mostra “Acervo em Transformação”: MASP recebe novas obras e renova acervo

Anita Malfatti, Interior de Mônaco, 1925, Comodato MASP B3 – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em homenagem aos ex-conselheiros da BMeF e BOVESPA.

Pelo menos até 2048, o Museu de Arte de São Paulo (MASP)terá em seu acervo 66 obras cedidas pela B3 (Brasil Bolsa Balcão) na modalidade de comodato. São pinturas e esculturas de diversos artistas brasileiros e estrangeiros que enfeitavam paredes e gabinetes da antiga BOVESPA (agora B3), mas estavam longe dos olhares do público.

Das 66 obras, a mostra Acervo em Transformação, expõe 25, pois além da falta de espaço, algumas pinturas deverão ser restauradas. Agora elas estão no mezanino do andar inferior, porém, nada impede que, mais tarde, algumas possam subir e integrar o acervo disposto nos famosos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi, no 2º andar.

Manuseio das pinturas no MASP – foto Tiago Queiroz – Estadão

Com o comodato, o MASP poderá expor em outras instituições ou emprestá-las, seja em território nacional ou não. Esta forma de cessão temporária prevê, por contrato, a manutenção e restauro das obras enquanto estão cedidas ao MASP.

Entre os artistas incorporados estão Lygia Clark, Guignard, Di Cavalcanti, Benedito Calixto, Portinari, Anita Malfatti, Volpi e Pancetti. As obras abarcam o séc. XIX até 2003, com ênfase no modernismo brasileiro.

Vale a pena dar uma passadinha no Museu para ver as novidades !

 

ANDRÉA ASSIS

SERVIÇO

Acervo em Transformação – Comodato B3 MASP

  • Onde: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP – 1º. andar – tel.: (11) 3149-5959 – metrô MASP/Trianon (linha 2 – verde)
  • Quando: até 29. 07. 2018 – 3ª. a dom.: 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); 5ª.: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
  • Quanto: R$35,00 (entrada); R$17,00 (meia-entrada) – às 3ª. a entrada é gratuita
  • Site: https://masp.org.br/exposicoes/acervo-em-tranformacao-comodato-masp-b3

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Andréa Assis
Carioca, mas paulistana da gema radicada há mais de 20 anos na capital. Formada em Relações Internacionais, tem mestrado em Administração de Empresas em Lyon, na França. Orgulhosa da cidade onde vive, adora mostrá-la aos visitantes, sejam eles brasileiros ou não. Procura sempre descobrir lugares novos e diferentes, por isso sempre se mantém atualizada sobre o que acontece nestas bandas. Para isso, vai sempre às exposições que pipocam aqui e acolá e é sobre elas que pretende lançar seu olhar crítico que não se restringe só às obras, aos trabalhos expostos, mas também ao ambiente: como estão organizadas, se existem informações para os visitantes, enfim, se vale a pena o leitor investir o seu tempo para ir vê-las. Eventualmente, faz críticas de filmes, mas prefere deixá-las aos mais habilitados. Mas não deixa de acompanhar os lançamentos. Humildemente, pede ao leitor paciência para com o que ele lê aqui no espaço, pois a escritura e análise pedem apuro ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *