Lançamento do livro “Dança Contemporânea: Comunicação sem Objeto” no Rio de Janeiro

O ArteCult esteve presente na última quinta-feira, 28/6, no lançamento do livro “Dança Contemporânea – comunicação sem objeto”, no Caffè Olé, Centro, Rio. A obra editada pela Gramma é resultante da tese de doutorado do professor e artista Arthur Marques. Prestigiaram a noite de autógrafos bailarinos, coreógrafos e intelectuais da dança brasileira.

Nossa colunista Rafaeli Mattos do Canal DANÇA do ArteCult com o autor Arthur Marques

A obra, um estudo sobre a dança no ambiente midiático, faz um convite para que mais pessoas se somem à tarefa que se apresenta no momento, no Brasil: identificar com mais acuidade o que está posto no uso reiterado da expressão “dança contemporânea”. De forma provocadora e instigante, o autor propõe, em três capítulos, outros modos de compreensão das relações estabelecidas entre os ambientes de produção da dança contemporânea, o bios midiático e os dispositivos biopolíticos de biopoder no contexto capitalismo artista brasileiro. Para tanto, estabelece diálogo com autores como Katz, Greiner, Sodré, Prado, Foucault, Candiotto Zizek, Althusser, Franko, Lipovetsky e Serroy.

O autor destaca que as relações biopolíticas entre mídia e corpo demonstram o tipo de convocação realizado pelos dispositivos que exortam a expressão “dança contemporânea” como sinônimo do termo “dança”. Eles agem “esvaziando” a expressão e, simultaneamente, interpelando indivíduos como sujeitos-artistas “da dança contemporânea”. Em troca permanente de informações com o ambiente, os corpos dos indivíduos convocados biopoliticamente produzem recorrências estéticas, manifestadas no bios midiático. Esse efeito é verificado, de forma basilar, na esfera do ensino-aprendizagem, em aulas de dança nomeadas como “contemporâneas”. Desta maneira, o livro apoia-se no entendimento de que a excessiva generalidade da expressão “dança contemporânea” deve ser lida na relação com o ambiente que a gesta e no qual se reproduz.

SOBRE O AUTOR

Arthur Marques, foto divulgação.

Arthur Marques é bailarino, ator, cantor, coreógrafo, professor de dança e pesquisador. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia (PPGDança – UFBA). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Além de sua bagagem acadêmica Arthur possui uma marcante atuação como bailarino em musicais, filmes, novelas e nas companhias de dança Renato Vieira Cia de Dança e da Cia Nós da Dança. 

O livro é uma leitura indispensável para quem dança, coreografa, estuda e pensa a dança, encontra-se disponível no endereço eletrônico:

https://www.gramma.com.br/produto/danca-contemporanea-comunicacao-sem-objeto/

 

SERVIÇO

“Dança Contemporânea – comunicação sem objeto”

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *