A História que nos salta aos olhos

PriscilaMonteiroHoje começo a me comunicar com vocês quinzenalmente através desta coluna no site ArteCult. E para começo de conversa devo deixar claro quem sou e sobre o que vou escrever aqui.

Sou Priscila Monteiro e me tornei historiadora pela Universidade Candido Mendes em 2007. O ano seguinte foi de alguns ajustes e viagens na vida pessoal, mas também de pensar em como me inserir profissionalmente em sala de aula. Comecei a fazer pesquisas e descobri que professores não poderiam mais sair da escola com os alunos sem a presença de um guia de turismo. Logo pensei: E se eu for uma professora guia de turismo?

Largo-do-BoticárioAssim entrei nessa vida guia. O que era para ser um plano B ou um diferencial no meu currículo, se tornou minha atividade principal. Descobri o prazer de transformar as ruas da minha cidade, que tanto amo, nos corredores de um museu a céu aberto, que expõe simultaneamente capítulos da história do Brasil do período colonial, passando pelo Império e chegando aos dias atuais que são tão republicanos.

Aqui escreverei sobre a história que nos salta aos olhos quando olhamos com mais atenção ao nosso redor. As transformações urbanas do passado e as atuais serviram as reformas sanitárias, para embelezamento, mobilidade urbana, etc…

Teatro-MunicipalMas nessas linhas, o meu objetivo é transformar o seu olhar sobre a cidade. Os problemas existem, mas vamos deixá-los nos noticiários da TV e falar sobre as coisas divertidas de ser carioca.

Não percam o próximo texto, onde vou descrever como tudo começou por essas terras.

Comments

Author

priscilamonteiro
Carioca, empreendedora, professora de História e guia de turismo, fui criadora da primeira empresa de Turismo Histórico da cidade do Rio de Janeiro com o intuito de dar aulas a céu aberto. Formada em História pela Universidade Cândido Mendes em 2007, segui um caminho sem volta em apresentar essa cidade que é um verdadeiro museu a céu aberto, onde capítulos dos livros sobre a história do Brasil saltam aos olhos. Da colônia, passando pelo Império e chegando a República, encontramos fragmentos da história de todos os brasileiros Acompanhe os textos desse blog e descubra um outro Rio, um outro Brasil que muitas vezes não nos são apresentados em sala de aula.
%d blogueiros gostam disto: