Mise en place

Mise en place” (pronuncia-se [miz an plas]) é um termo, em francês,  que usamos na organização, antes da execução da receita,  é “Por no lugar” ou “organizar”.

mise_en_place boeuf borguingno,

Então vou fazer desse inicio a nossa “Mise en Place“, e tentar em poucas linhas descrever como vou tentar, com a ajuda de vocês, organizar a nossa cozinha virtual.

Se me perguntar quando decidi virar cozinheiro vou responder: aconteceu.

Ainda me lembro das primeiras referências na gastronomia dentro de casa. Todos ajudando nos preparativos… todos reunidos em volta da mesa. Lembro, certa vez, quando criança, estar fazendo um sanduíche e minha mãe, cozinheira de mãos cheias, sugeriu: “Coloca mais um pouco de queijo, filho. Vai ficar igual ao Bauru do Ponto Chic”.

Daí pra frente à coisa foi acontecendo na sua “ordem natural” … crescer, casar, ter a nossa casa …  e começamos a receber os amigos em casa. E convenhamos, se tem uma coisa que fazemos bem aqui em casa é receber as pessoas, isso é o resultado da união de um “Gourmet” e uma “Enófila”.

Até que em um certo momento percebi que a comida estava “boa” mas faltava um toque especial, faltava conhecimento técnico! Nesse momento procurei estudar, nas primeiras pesquisas vieram às faculdades “gourmetizadas” (vamos falar muito sobre isso), cifras altí$$imas, domas caras, decidi que não era o caminho que eu queria seguir.

Fiz um planejamento:

Cursos sobre técnicas de cozinha

Ir aprender com os melhores profissionais de cada área

Conhecer a Gastronomia de outras culturas (Em andamento…)

Resultado do Planejamento: Alguns anos depois… Estou escrevendo e cozinhando na Europa, quanto mais eu estudo mais sorte eu tenho.

18767829_1933360916945097_4944890764479824063_n

Enfim, esse é um breve resumo da minha história…

Espero poder acrescentar um pouco de cultura Gastronômica e principalmente desmistificar e quebrar alguns tabus da culinária de uma forma informal… um “bate papo” igual a gente tem na cozinha de casa.

No próximo “bate papo”: Termos e expressões usados na cozinha (já deixei em negrito alguns deles).

Aguardo vocês!

Esta com fome de aprendizado?

Vem comigo que no caminho te explico!

Mande suas duvidas, criticas ou sugestões para nosso e-mail!

outlook-logo

E siga nas redes sociais e escute nossa playlist

o-INSTAGRAM-LOGO-570facebook-icon-preview-1-400x40013fa1fab9b8540878a822441f39fb0d9

 Até o próximo artigo!

Rodrigo Dias

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias, cozinheiro por formação, culinarista por paixão e gastrônomo por dedicação. Com diversas especializações, na America do Sul e Europa, adepto de uma culinária em que o sabor esteja acima do glamour. “Cozinhar é o ato de alimentar o corpo e a alma”. Blog: https://blogsantaceia.wordpress.com/ Email: rdgourmet@outlook.com Instagram: https://www.instagram.com/rodrigodias001/ Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoDias001/ Nossa Playlist para cozinhar com musica: https://open.spotify.com/user/rdseg/playlist/10ZGHXkKFygYWDVo2qMjLk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: