‘Fruto da Memória’- Primeiro longa de Christos Nikou aborda uma pandemia de amnésia de forma instigante

Sinopse : Um homem solitário perde a memória em uma misteriosa onda de amnésia que assola o mundo. Voluntário em um tratamento experimental, ele começa a redescobrir os pequenos prazeres da vida e a criar uma nova personalidade.

Presente na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, exibido  Veneza e TIFF nas edições de 2020, ‘Fruto da Memória’ é o primeiro longa do diretor grego Christos Nikou. Concebido durante a pandemia de Covid-19, o filme tem uma assustadora semelhança com nosso atual cenário, porém de uma forma um tanto quanto distópica. ‘Apples’ — título original — parte da ideia que o mundo está passando por uma pandemia de amnésia.  Sem explicação, as pessoas simplesmente perdem suas memórias. Nessas condições conhecemos nosso protagonista, Aris (Aris Servetalis).

Mesmo tendo sido realizado durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, o cineasta contou que a ideia do filme surgiu há oito anos, após perder uma pessoa próxima.

‘Fruto da Memória’ – Foto: Divulgação

Igualmente ao personagem, o espectador não tem nenhuma informação da vida anterior à repentina perda de memória dentro de um ônibus, quiçá uma forma de diminuir a distância entre as partes. Sem que nenhum parente próximo dê por sua falta, Aris fica degradado e entregue ao sistema de saúde. A partir desse momento se inicia a proposta mais intrigante do roteiro: um programa de saúde chamado: “Nova Identidade”.

Com um novo nome, uma nova casa, o solitário Aris segue em busca de ressocialização. A ideia de escrever uma nova história é totalmente baseada dentro de ‘experiências’ ditadas e bancadas pelo governo dentro desse programa governamental.

A cada nova sensação, como andar de bicicleta, ir à balada, transar com o sexo oposto, é recomendado que o ato seja fotografado. Pelo ponto de vista de quem vos escreve, trata-se de uma alusão às nossas tão usadas redes sociais, afinal vivemos mesmo o momento, ou apenas buscamos socializar através de registros, que nem sempre são fieis aos fatos. A simbologia presente em muitos momentos com a maçã, traz um sensação de Gênesis.

‘Fruto da Memória’ – Foto: Divulgação

Mesmo com o uso da tecnologia em alguns momentos, fica difícil precisar quando a trama se passa, tendo um efeito atemporal, já que podemos enxergar alguns elementos de tempo completamente diferentes. O figurino retrô e as cores desbotadas ajudam a deixar em aberto um período, afinal o que é mais atual do que o antigo?

De forma linear, assim como todo o roteiro, ‘Fruto da Memória’ não nos oferece um grande ápice ou grande envolvimento / identificação com seu enredo, tão pouco com seu protagonista, tornando esse seu fator diferenciador das grandes histórias. Quase chegando ao ponto zumbi, as emoções estão próximas de zero. Aris Servetalis entrega uma atuação tão simplificada, assim como Anna Kalaitzidou, que fica difícil qualificar em brilhante ou comum.

‘Fruto da Memória’ – Foto: Divulgação

Essa característica se estende a todo longa que, com certeza, vai te causar repulsa ou uma explosão de elogios. Quer pelo amor, quer pela dor, após assistir ‘Apples’ essa amnésia vai ficar batendo na sua cabeça por um bom tempo. Levando para um lado político ou apenas social, nossa maneira de viver é questionada, sempre nos levando a pensar se precisamos ser ressocializados ou quem sabe viver de forma dissociada.

Mari Barcelos 

 

‘Fruto da Memória’ – Foto: Divulgação

A comédia dramática “Fruto da Memória” (Apples), produção grega dirigida e escrita por Christos Nikou e com produção executiva da atriz Cate Blanchet, estará disponível a partir de 5 de novembro para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa poderá ser encontrado na versão legendada.

 

Confira o trailer:

 

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

 


Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *