DICAS DE EXPOSIÇÕES: Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo recebem exposições imperdíveis de vários artistas talentosos

 

Nesse mês de fevereiro as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói estão recebendo exposições imperdíveis de vários artistas brasileiros talentosos.

Confira :

“Imortal: Arte, Alma e Futuro” (Rio de Janeiro)

Melinda Garcia – Foto Jose Peres @zznperes

A artista plástica Melinda Garcia estende a exposição “Imortal: Arte, Alma e Futuro” até o dia 05 de fevereiro para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 que, assim como Melinda, trouxe modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Era um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes.

Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, no Centro Cultural Correios RJ, a exposição apresenta 45 peças, entre pinturas e esculturas, abstratas, de diversas épocas, mostrando a imortalidade da alma e da arte, em uma profusão de cores e materiais, que encantam o observador, fazendo-o participar dessa transcendência que a artista quer passar.

@melinda_garcia_escultora @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Até o dia 05 de fevereiro de 2022, de terça a sábado, das 12h às 19h, no Centro Cultural Correios RJ, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, RJ, gratuito e censura livre.

 

“Amazônia”(Rio de Janeiro)

Cristina Jobim – Foto Marcelo wance @marcelo_wance

A Floresta e os Corais da Amazônia são o tema da nova exposição de Cristina Jobim, “Amazônia“, dividida em salas compostas por obras de diversos tamanhos, em acrílico sobre tela, proporcionando aos visitantes uma viagem sensorial, com sons, cheiros e uma explosão de cores e luzes, que saem das telas e ganham vida, encantando visualmente, provocando emoções diversas e a certeza de que proteger esse bioma é fundamental para o futuro.

Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte, “Amazônia” tem atraído a visita de ambientalistas, urbanistas e historiadores, e até das amigas Tayna Bertoldo da Silva, Quezia Cordeiro e Isabele Machado que se expressaram através de movimentos da biodança para ‘conversar’ com a natureza.
Arte e natureza caminham juntas porque são encantadas e, em ‘Amazônia’, transportam o observador para dentro da floresta.
@cristinajobim.art @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Até o dia 05 de fevereiro de 2022, de terça a sábado, das 12h às 19h, no Centro Cultural Correios RJ, gratuito e censura livre. Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, RJ.

 

“Identidade Coletiva II” e “Abstracionismo Gráfico” (Rio de Janeiro)

O artista plástico Bere e o fotógrafo Carlos Formiga apresentam as exposições “Identidade Coletiva II” e “Abstracionismo Gráfico“, respectivamente, com curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/iluminação de Alê Teixeira, e realização da EntreArte Consultoria, no Centro Cultural dos Correios RJ, até o dia 19 de março, onde mostram sua personalidade artística marcante, desconstruindo padrões conservadores e homenageando a Semana de Arte Moderna de 22 em seu centenário.

Os personagens de Bere possuem nomes e características de personalidade que são expressos através dos traços, cores e detalhes de cada obra. Suas pinturas são como filhos: nasceram de Bere, têm nome e fazem parte da história e da passagem do artista por este mundo. O fotógrafo Carlos Formiga traz fotos abstratas marcadas por grafismo, onde procura o detalhe em um todo, utilizando, com propriedade, o elemento da linguagem visual. Capta as imagens sem um planejamento, em busca do inusitado – um aspecto que lhe chame a atenção. E é esse detalhe que ele fotografa.
@bere.art @carloscformiga @cbertao @aleartale

Até 19 de março de 2022, de terça a sábado, das 12h às 19h, Centro Cultural Correios RJ, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, RJ, gratuito e censura livre.

 

“Referências Abstratas” (Niterói – RJ)

Renzo Eusebi – Foto Divulgação

O artista plástico italiano Renzo Eusebi apresenta a exposição itinerante “Referências Abstratas“, no Espaço Cultural Correios Niterói, em sua terceira fase, após ter passado pelo Círculo Ítalo Brasileiro, em Florianópolis, e pelo Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte (Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez), e texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova.

A mostra chega para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 que, assim como o artista, trouxe modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Era um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes. As obras de RENZO EUSEBI são de estilo construtivista, de formas geométricas, esmaltes em tábuas de madeira mista. São pinturas em madeira, chamadas de ‘OPERA’ e algumas esculturas, chamadas ‘PITTUSCULTURA’.
@eusebirenzo @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Até 12 de março de 2022, de segunda a sexta, das 11h às 18h, sábados das 13h às 17h, Espaço Cultural Correios Niterói, Av, Visconde do Rio Branco, 481, Centro, sala H, gratuito e censura livre.

 

Exposições de Duda Oliveira (São Paulo e Rio de Janeiro)

Duda Oliveira – Foto Toni Coutinho

A exposição ” Duda Oliveira“, até o dia 11 de fevereiro, no Centro Cultural Correios São Paulo, apresenta uma coletânea de esculturas de seu acervo pessoal, onde mostra seu poder de transformação e influência nas obras. Seu universo construtivo permeia a ambivalência entre o masculino e a sensibilidade feminina, inquirindo sobre o poder de completitude entre ambos. Suas esculturas são em grande escala, oscilando intensidade e a delicadeza, com cores intensas ou ferrugem e sucata.

A partir de 24 de fevereiro, a artista plástica Duda Oliveira desembarca no Rio para abrir a exposição “Universo Construtivo“, com 6 esculturas de grande porte (3m), produzidas para a Mostra Semana de Arte de 22, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, onde apresenta os padrões de escolhas que representam as fases de composição e de decomposição do orgânico. Consciente de sua responsabilidade ambiental, utiliza sempre materiais reciclados ou recicláveis, o que aponta como valor agregado a sua arte.

@dudaoliveiraartista @edsoncardoso_ava

Até 11 de fevereiro de 2022, Centro Cultural Correios São Paulo, Praça Pedro Lessa, s/n° – Vale do Anhangabaú – Centro – SP, de segunda a sexta, das 10h às 17h, gratuito e censura livre

De 24 de fevereiro a 03 de abril de 2022, Centro Cultural Correios RJ, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, RJ, de terça a sábado, das 12h às 19h, gratuito e censura livre.

Em todas as exposições é obrigatório o uso de máscaras e apresentação de comprovante de vacinação completo, de acordo com as determinações dos órgãos municipais, estaduais e federais e a OMS.

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *