Associação “Viva e deixe Viver”: Participe do curso para formação de contadores de histórias

Curso da Viva e Deixe Viver prepara voluntários para levar sorrisos onde a dor tende a ser mais forte que a alegria

Estão abertas as inscrições para o curso de 2020 da Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização não-governamental que congrega 1.282 voluntários responsáveis por contar histórias em 90 hospitais do País. O curso “Arte de contar histórias e do brincar no âmbito da Saúde e da Educação” forma cidadãos conscientes a serem voluntários contadores de histórias a partir de valores humanos como empatia, ética, afeto e solidariedade, aprendem a administrar melhor seu tempo, tendo vivencias e dinâmicas sobre o luto e lidar com as perdas e sobre o mundo do lúdico.

A primeira etapa do programa é mais abrangente, pois prepara os alunos para atuar em outras entidades, e não somente em hospitais. Reconhecida pelo profissionalismo com que atuam seus voluntários, a Viva passa a compartilhar, desta forma, sua expertise no treinamento e capacitação de voluntários com outros segmentos do Terceiro Setor.

“Sempre fomos muito rigorosos com o preparo de nossa equipe, porque o ambiente hospitalar exige um comportamento diferenciado e um grande preparo pessoal, para enfrentar o convívio com a doença. Por isso, decidimos ampliar a abrangência deste curso, abrindo espaço para os que pretendem atuar em outros locais, como casas de repouso, creches e escolas, por exemplo”, explica Valdir Cimino, fundador e presidente da entidade.

O curso terá início em março e será finalizado em agosto, com participação obrigatória em todas as etapas. Na disciplina de abertura, a Associação Viva e Deixe Viver apresenta os fundamentos filosóficos do voluntariado contemporâneo. “Nesta fase, procuramos mostrar a importância de agir com compromisso, consciência e constância, como se o voluntariado fosse uma atividade remunerada”, pontua Cimino.

Para participar, basta se inscrever pela internet: www.vivaedeixeviver.org.br. O investimento é de R﹩ 450,00. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3081-6343, no website da entidade (www.vivaedeixeviver.org.br) ou escrevendo para site@vivaedeixeviver.org.br.

 

Programação:

CURSO VIVA E DEIXE VIVER DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 2020 – “ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E DO BRINCAR NO ÂMBITO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO”

CRONOGRAMA:

14 de Março – das 9h às 12h – (Local Auditório Uninove – Campus Memorial) – Disciplina: Princípios e Diretrizes da Associação Viva e Deixe Viver e Fundamentos Filosóficos do Voluntariado Contemporâneo.

29 de Março – Domingueira Parque Trianon

28 de Março – das 9h às 12h – (Local Auditório Uninove – Campus Memorial) – Disciplina: Planejamento Pessoal e Administração no Tempo do era uma vez.

04 de Abril – das 9h às 12h – (Local Memorial da América Latina) – Disciplina: A Ética do Contador e o Uso do Avental da Viva e Ambientação Hospitalar e O Mundo da Saúde.

04 de Abril – das 13h às 17h – (Local Memorial da América Latina) – Fórum de Humanização

25 de Abril – das 9:00h às 12:00h – (Local Auditório Uninove – Campus Memorial) – Disciplina: “Formação de leitores e o Valor do Registro no Diário do contador.

26 de Abril – Domingueira Parque Trianon

16 de Maio – das 9h às 12h – (Local Auditório Uninove – Campus Memorial) – Disciplina: Processo de Morrer /Lidar com as Perdas.

24 de Maio – Domingueira Parque Trianon

25 de Maio a 30 de Maio – (Sede da Associação – Rua Fortunato, 140 – Santa Cecília) – Horário a Definir – Disciplina: “Vivência Terapêutica – Aprendendo a Perder” (escolher apenas um dia na semana).

01 a 06 de Junho (Obrigatória) – (Sede da Associação – Rua Fortunato, 140, Santa Cecília) – Horário a Definir – Sarau Literário (escolher apenas um dia na semana).

28 de Junho – Domingueira Parque Trianon

08 de Junho a 5 de Julho (Obrigatória) – Disciplina: Treinamento no Hospital (um dia por semana) (Hospital de Escolha)

26 de Julho – Domingueira Parque Trianon

15 de Agosto (Obrigatória) – (Sede da Associação – Rua Fortunato, 140, Santa Cecília) – Horário a Definir – Disciplina: “Conversa Viva: Assumindo o seu Contador de Histórias”.

23 de Agosto – Domingueira Parque Trianon

28 de Agosto – das 19h às 21h – (Local Teatro São Pedro) – Formatura: “Celebrando a Arte de Ler, Brincar e Contar Histórias”.

15, 16, 17 de Outubro – “A descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde mental” – (Escola de Enfermagem USP).

Disciplina: A Descoberta do Brincar Educacional

Local: Auditório Uninove Campus Memorial – Av. Francisco Matarazzo, 364

Local: Auditório – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Local: Teatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171

 

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver

Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver (http://www.vivaedeixeviver.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com o apoio de voluntários que se dedicam a contar histórias para crianças e adolescentes hospitalizados, visando transformar a internação hospitalar num momento mais alegre, agradável e terapêutico, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 90 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, UOL, Mahle Metal Leve, Volvo e Instituto Helena Florisbal.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *