O que a Mulher Maravilha e o Super Homem têm a ver com a ENTREVISTA DE EMPREGO?

Personagens da DC Comics, todos os direitos reservados.

Quem é que não conhece a Mulher Maravilha e o Super Homem dois ícones das histórias em quadrinho, que fizeram parte da nossa infância e ainda estão presentes em nossa vida.

Ao visualizá-los o que vem a nossa mente são os punhos fechados, mãos na cintura, pés afastados, peito estufado, cabeça erguida e olhar confiante para frente evidenciando poder e superioridade. 

No entanto, a postura, não só a destes personagens, identificam a personalidade e as características de uma pessoa.

Por isso, atenção aos seus movimentos!

Amy Cuddy

A pesquisadora Amy Cuddy da Escola de Administração de Harvard, realizou uma pesquisa acerca da linguagem corporal, que mostra que quando adotamos uma “pose de poder”, mudamos a química do nosso corpo de diversas formas.

A equipe de pesquisadores de Amy instruiu os participantes a adotarem uma pose de poder por apenas dois minutos (eles não sabiam o que estavam fazendo e nem por que, então não estavam adotando a pose por já se sentirem confiantes).

Isso gerou resultados impressionantes! O nível de testosterona desses voluntários subiu em 20% (a testosterona aumenta nossa tolerância a riscos e nossa dominância sobre um grupo social) – e o nível de cortisol caiu drasticamente (cortisol é o hormônio de estresse relacionado à nossa resposta de fuga ou luta).

Mas o mais surpreendente é que os voluntários que adotaram a pose de poder por dois minutos antes de uma entrevista de emprego simulada tenderam a ser avaliados pelos entrevistadores de forma mais favorável, com mais chances de serem selecionados, do que os participantes que fizeram poses fechadas, de baixo poder.

A linguagem corporal da “pose de poder”, independentemente das respostas oferecidas durante a conversa, já bastou para causar impressão no inconsciente dos entrevistadores.

Pronto para decolar?

Este comportamento também pode ser entendido como empoderamento, que de acordo com os dicionários Aurélio e Houaiss, é o ato ou efeito de promover conscientização e tomada de poder de influência de uma pessoa ou grupo social, geralmente para realizar mudanças de ordem social, política, econômica e cultural no contexto que lhe afeta. Ou seja, é o sentimento de força que supera as limitações do indivíduo e suas crenças limitantes, gerando atitudes positivas e fortalecedoras.

Pratique o seu empoderamento, tome posse do que há de melhor em você, invoque suas forças, mantenha um ritmo de motivação constante nutrida pela visão clara de onde você quer chegar e o que você quer alcançar.

Depois da comprovação dos resultados desta pesquisa o que VOCÊ vai fazer antes de sair de casa para realizar uma entrevista? 

Priscila Timbó

 

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e  de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.