CCBB Rio: Atrações variadas consolidando o centro cultural como um dos mais importantes do país

 

12 de outubro de 1989 marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura por meio da criação de um símbolo da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e da valorização da arte e cultura no país.

Com mais de 30 anos de história, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), já contou com mais de 58 milhões de visitantes ao longo de sua existência. Já são mais de 2.450 projetos nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento durante a trajetória, o que deu atualmente o título de centro cultural mais amado do Rio de Janeiro.

Desde 2011, por conta do CCBB, o Brasil está no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. . E atualmente exibe uma das exposições mais importantes do ano: Portinari Raros.

 

Confira a programação de julho do CCBB Rio:

Portinari Raros – Até 12/9
qua – qui – sex – sáb – dom – seg

A exposição revela as facetas esquecidas de um dos artistas mais reconhecidos no Brasil. Portinari Raros propõe trazer à tona o Portinari invisível, ousado, que se aventurou em diversas manifestações artísticas muito além de sua zona de conforto. Serão exibidos trabalhos originais que, por várias razões, se mantiveram distantes do alcance do público, com temas como: os abstratos, a fauna, a flora, as crianças e o teatro. Além das obras, e para um maior aprofundamento no universo do artista Candido Portinari, será apresentada a instalação Carrousel Raisonnée, uma viagem pelo mundo de aproximadamente cinco mil obras do artista por meio de uma grande projeção. Curadoria: Marcello Dantas.

Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim

 

 

Programa Educativo
O CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Professores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam uma participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais da arte e cultura e outros para experimentar, investigar, trocar, criar e conviver no CCBB.

Férias no CCBB
Julho, mês de férias! Um bom momento para sair da rotina e desfrutar
outras experiências. Pensando nisso, o CCBB Educativo convida crianças,
jovens e adultos a mergulharem no universo da contação de histórias nos
dias 23 e 24/7, entre 10h e 16h, com a presença da companhia Costurando
Histórias, além de outros convidados. Durante o evento Férias no CCBB, serão
apresentadas histórias para todas as idades, contos populares e autorais,
espetáculos com música, bonecos, tapetes e muito mais!

Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim
Ateliê Aberto: atividade aos sábados e domingos, com participação livre,
diretamente no Programa Educativo
A programação completa, você confere em: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo/

 

Pasolini 100 Anos – por Uma Longa Estrada de Areia: Uma Reportagem de Pier Paolo Pasolini e Paolo Di Paolo – 2/7 a 1o/8
qua – qui – sex – sáb – dom – seg

Uma história extraordinária em imagens e palavras, composta por fotografias em preto e branco de Paolo Di Paolo, muitas delas inéditas, vídeos, material de arquivo e textos de Pier Paolo Pasolini. A exposição nasceu de uma reportagem sobre as férias de verão dos italianos, publicada em três capítulos, na revista mensal Successo, em 1959. O contexto histórico remonta ao início do milagre econômico, quando a Itália tentava esquecer a miséria causada pela guerra e procurava um novo conceito de bem-estar.

Com o objetivo de apresentar o dia a dia do período, Pasolini e Di Paolo percorrem o litoral do país e imprimem suas perspectivas nas imagens que vão sendo produzidas. Se Pasolini conta nostalgicamente uma Itália perdida, Di Paolo busca a Itália do futuro.

Organizado pelo Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e com produção da Fundação Sozzani, de Milão, o projeto é patrocinado pelo Centro Studi Pier Paolo Pasolini, de Casarsa, e insere-se no conjunto de iniciativas dedicadas a celebrar o centenário de Pasolini. Graças a um acordo do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália com a Fundação Archivio Di Paolo, a exposição viaja o mundo ao longo do ano de 2022.

Curadoria: Silvia Di Paolo.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Playmode – 20/7 a 12/10
qua – qui – sex – sáb – dom – seg

Desde muito cedo, os artistas compreenderam o poder de transformação do jogo, integrando-o a suas obras com propósitos distintos – evasão da realidade, construção e transformação social, subversão ou crítica dos próprios mecanismos de brincadeira e jogo. A exposição Playmode propõe uma reflexão sobre esses aspectos e sobre o período de ludificação que as sociedades contemporâneas atravessam, reunindo o trabalho de vários artistas que adotam o tema e explorando novos modos de ver, de participar e de transformar o mundo, usando o jogo de forma crítica.
Curadoria: Filipe Pais e Patrícia Gouveia.
Classificação indicativa: conforme indicação nas obras
Entrada franca
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim

Os Encantados do Sossego – Até 10/7 – Quarta a Sábado: 19h30 / Domingos: 18h
qua – qui – sex – sáb – dom

A trama explora lendas e mitos amazônicos ao acompanhar a história de Joana, uma mulher que vive na Casa do Sossego, na Ilha de Marajó, na foz do Rio Amazonas. Ela embarca em suas lembranças mais antigas para desvendar os mistérios que rondam sua família. E depara-se com eventos extraordinários – ora trágicos, ora fantásticos – que pairavam sobre aquele núcleo depois que a família decidiu morar em terras marajoaras.
Direção: Monique
Sobral de Boutteville; Dramaturgia: Monique
Sobral de Boutteville e Edyr Augusto;
Direção Musical: Thiago Sobral; Elenco:
Fernanda Thurann
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos à venda na bilheteria ou no site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim
Clientes Ourocard têm direito a 50% de desconto no ingresso

A Rainha, Experiências Extraordinárias para A Primeira Infância
23, 24, 30 e 31/7
Sábados e Domingos: 15h e 16h30
sáb – dom

Uma fábula que funde as linguagens de dança, teatro, música, luz e projeção para propor uma cena viva, que dialoga e interage com as crianças e o público por meio do corpo, dos movimentos, das sensações, dos sentidos e da palavra. Um espetáculo que convida as crianças a adentrar no mundo onírico e mágico das fábulas e contos maravilhosos.
Criação e Interpretação: Andrea Jabor; Direção:
Andrea Jabor e Flávio Souza;
Elenco: Andrea Jabor.
Duração: 45 min
Classificação indicativa: de 3 a 6 anos
Ingressos à venda na bilheteria ou no site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim
Clientes Ourocard têm direito a 50% de desconto no ingresso

Festival Internacional de Harpas 1º a 31/7
qua – qui – sex – sáb – dom – seg

Consolidado na agenda cultural carioca, o festival retorna e apresenta ao público músicos nacionais e internacionais consagrados, promovendo uma turnê em torno do som de um dos mais antigos instrumentos musicais da humanidade.
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Confira a programação completa em https://www.ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/
Retire seu ingresso na bilheteria

Pasolini 100 Anos – O Cinema Segundo Pasolini – 2 e 3/7 e 8, 9 e 10/7
sex – sáb – dom

A retrospectiva cinematográfica proposta pelo Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro apresenta alguns clássicos de Pasolini e traz como destaque a estreia nacional do documentário O Jovem Corsário (Il Giovane Corsaro, 2022), de Emilio Marrese, que, a partir de uma ampla seleção de reportagens, documentos inéditos e escritos de Pasolini, conseguiu reconstruir seus períodos de infância e juventude na cidade de Bolonha, onde nasceu em março de 1922. O projeto insere-se no conjunto de iniciativas dedicadas a celebrar o centenário de Pasolini e acompanha a exposição fotográfica Por uma Longa Estrada de Areia, em cartaz no CCBB Rio.
Curadoria: Festa do Cinema
Italiano – Brasil.
Classificação indicativa: livre
Confira a programação completa em https://www.ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao
Entrada franca
Retire seu ingresso na bilheteria ou no site Eventim: bit.ly/ccbbrjeventim

 

SERVIÇO

CCBB Virtual
Consulte a programação on-line em www.bb.com.br/cultura
CCBB RJ
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda e quarta a sábado – 9h às 21h
SAC: 0800 729 0722 – Ouvidoria
E-mail: ccbbrio@bb.com.br
Facebook:/ccbb.rj – Twitter:@ccbb_rj – Instagram: @ccbbrj

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *