Autossabotagem: O Inquieto e sua busca incessante por novas atividades

Você fica impaciente com as coisas que estão acontecendo no momento presente e quer saber o que vem depois disso?

Pensa que a vida é muito curta e precisa ser vivida intensamente e não quer perder nada? E por isso, tem medo de perder as experiências que valham mais a pena? Sente-se inquieto e quer mais e mais opções?

Não entende como as pessoas não conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou como conseguem se concentrar em começar e terminar uma atividade por vez? Por que as pessoas não conseguem me acompanhar!!! Como isso é irritante não é mesmo?

Mas, atenção!

Você pode estar se sabotando e nem está percebendo.

Mas, Priscila como assim me sabotando??
Eu preciso aproveitar as oportunidades que a vida me dá!

Não tem nenhum problema em aproveitar as oportunidades que temos, o problema é quando isso se torna prejudicial a você e aos outros.

Porque o inquieto não consegue ser focado muito menos objetivo, pois ele se dispersa e se distrai facilmente, sempre fazendo muitas coisas em busca de variação, novidade e estímulos constantes. Muitas vezes começa várias atividades e não termina nenhuma. Se você fala ou já ouviu alguém falar “A vida é muito curta demais, tenho que aproveitar”, certamente o padrão sabotador inquieto está em plena atividade.

Mas Priscila, isso seria maravilhoso, não é mesmo?

Não necessariamente…

A questão toda é que, escondida nesta suposta agitação e animação excessiva, está uma grande fuga da pessoa, que, querendo ignorar a ansiedade que está dentro de si, não consegue aproveitar o momento presente.

Chega a ser engraçado, porque o inquieto, para fugir do momento presente, acaba acreditando que precisa fazer um monte de coisas novas a todo momento. Além do mais, toda esta agitação em excesso torna difícil para o inquieto construir algo duradouro na sua vida (relacionamentos, carreiras), e ainda as pessoas dificilmente conseguirão ficar perto do enorme frenesi e caos criado por ele.

E agora você deve estar pensando:

Uau nunca tinha percebido que isso estaria me atrapalhando assim!

Mas, calma você pode mudar esse padrão de autossabotagem :

  • O primeiro passo é se observar, perceber em que momentos esse comportamento inquieto é mais constante, perceba o que está te fazendo querer buscar uma nova atividade e reflita sobre o que está por traz desse desejo de novos estímulos.
  • O segundo passo é perceber o quanto esse comportamento está te atrapalhando ou te ajudando, quais são os ganhos que está tendo ao agir assim e quais são as perdas. Avalie-se!
  • O terceiro passo é criar alternativas para não deixar com que o sabotador inquieto vença a você mesmo.

Priscila TimbóCoach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Visite o LinkedIn de Priscila Timbó

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *