SP: “PÁSSARO DE FOGO” É A NOVA EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA DE THIAGO CÓSTACKZ

A Exposição na Livraria Cultura do Conjunto Nacional terá evento de abertura na quinta-feira, 25 de maio, e vai até 19 de junho, reunindo pinturas, esculturas, body art, imagens de intervenções urbanas, música, além de livro e oficinas.

Um dos artistas plásticos que mais tem trabalhado em sua geração, utilizando-se de múltiplas linguagens e suportes, Thiago Cóstackz volta a realizar uma exposição individual em São Paulo. Depois de seu último projeto de grande fôlego e extensão, “S.O.S Terra – Expedição artístico-científica a 10 lugares ameaçados do planeta” (2014), Cóstackz cria agora a exposição multimídia “O pássaro de fogo”, reunindo 40 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias de body art, registros de intervenções urbanas de grandes dimensões e música.

“O pássaro de fogo” é uma lenda que, com muitas variações, está presente em diversos povos e culturas, dos gregos, vikings, eslavos até os nordestinos e índios Yanomamis, no Brasil. Cóstackz apropria-se deste universo mitológico para criar as obras que se conectam à relação entre homens e pássaros ao longo do tempo, do ancestral sonho de voar à extinção de inúmeras espécies nos últimos séculos, passando pela relação com as cidades e chegando a paralelos com a colonização espacial.

Body art

Na body art, manifestação das artes visuais na qual o corpo do próprio artista é utilizado como suporte e forma expressão, Cóstackz surge metamorfoseado para representar não apenas o universo temático da mostra, mas também para dar voz a questões recorrentes em sua obra como o meio ambiente, os direitos humanos e a política.

Uma novidade que o artista explora pela primeira vez são as esculturas, arte herdada de sua bisavó indígena no Rio Grande do Norte e agora aperfeiçoada em porcelana no ateliê paulistano da escultora Renata Barcelos, onde ele finalizou as peças que estão na Livraria Cultura, como totens, ovos e asas.

Música, livro e oficinas completam a exposição

Para Thiago Cóstackz nenhuma criação se esgota. Assim, a exposição ganha novas intervenções ao longo da temporada. No dia 05 de junho, fora do espaço expositivo, o artista lança no YouTube o clipe de sua música “Final Sacrifice”, criada em parceria com o cantor e compositor islandês Hjörvar Hjörleifsson, com o qual travou contato durante a expedição “S.O.S Terra”. Após o lançamento na internet, a exibição do clip ganha espaço na mostra física.

E no dia 13 de junho, Cóstackz lança o livro “Pássaro de Fogo”, com poesias, textos de ficção e fotografias de suas obras. Com capa dura e formato 30X60 cm e 104 páginas, a publicação de luxo será distribuída gratuitamente na Livraria Cultura, como parte do princípio do artista de defender o acesso e a democratização das artes.

O livro servirá de base para as oficinas “A literatura por trás do pássaro de fogo”, ministradas pelo artista, abertas a escolas públicas e ao público em geral.

Conjunto de obras é apoiado na sustentabilidade

A questão ambiental está presente em toda a exposição, das madeiras certificadas usadas nas telas às tintas à base de água, do papel utilizado no livro aos cenários e figurinos na body art.

Na caracterização dos pássaros mitológicos, nenhuma pluma ou pena foi usada.

Praticamente tudo foi produzido a partir de material descartado por fábricas e lojas do Brás e da região da 25 de Março, onde Cóstackz garimpa muitas de suas matérias-primas, junto a outras que costuma pesquisar com frequência na região central de Londres.

Sobre Thiago Cóstackz

Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista e ativista ambiental. Nos últimos 10 anos, esteve envolvido em mais de 50 ações pelo Brasil e em países como Rússia, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais.

Colaborou com astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de Direitos Humanos no show The Wall, realizado no Brasil em 2012.

Seu engajamento ambiental lhe rendeu uma homenagem do Ranking Benchmarking Sustentável, entregue no MASP, em 2012, onde também fez uma exposição. Foi durante seis anos Embaixador Nacional de Sustentabilidade da marca alemã Puma Sports e realizou, de forma pioneira, em 2014, a 1º expedição artístico-científica já registrada por 10 lugares ameaçados no “Planeta”. Foi quando percorreu mais de 62.000 km instalando obras que faziam conexão com problemas ambientais nestes locais.

Esta expedição originou o livro e o documentário o Caminhando sobre a Terra, com direção de Cóstackz, neto de uma índia potiguar e um imigrante tcheco fugido da Segunda Guerra Mundial.
(Mais em http://www.thiagocostackz.com)

Serviço:

O PÁSSARO DE FOGO” – EXPOSIÇÃO DE THIAGO CÓSTACKZ

  • Data: de 25.05 (evento de abertura, a partir das 19h) até 19.06
  • Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073, São Paulo (SP)
  • Tel. 3170-4033
  • Horário: 10h às 22h
  • Lançamento do livro “O pássaro de fogo”: 13.06
  • Oficinas “A literatura por trás do pássaro de fogo”: a partir de 14.06
  • Patrocínio: Dudalina, Calvin Klein e Maison Alexandrine
  • Entrada gratuita

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação
Tel: (11) 3667-9136 / 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é diretor das StartUp's ArteCult.com e OlheiroMusical.com. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros", "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação de novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: