Oficina de pintura no Ceará contribui para a ressocialização de dependentes químicos

Dependência Química 02A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Ceará contabiliza o crescimento, a cada semana, do número de participantes da oficina de pintura, a mais nova atividade lúdica que está sendo desenvolvida no contêiner do Projeto Corre Pra Vida. O objetivo é contribuir para a ressocialização do dependente químico, bem como na prevenção às drogas e na redução do uso de entorpecentes.

A oficina de pintura acontece todas as quartas-feiras, no período da tarde. Com telas, tintas e pincéis à mão, oferecidos gratuitamente pelo projeto, os beneficiários soltam a imaginação e criam trabalhos que chamam atenção pela abundância de cores e a expressão de sonhos. Desejos de superação e de mudança de vida também ocupam as telas em pinturas simples, mas repletas de significados e crenças de dias melhores. A atividade é acompanhada por terapeutas ocupacionais.

A gerente técnica do Corre Pra Vida, Andréa Autran, enfatiza a receptividade da iniciativa junto à população de rua beneficiada pelo projeto da SPD. Segundo ela, levando em conta a receptividade da oficina de pintura, a ideia é oferecer novas oficinas, bem como estratégias nas áreas de saúde e assistência social e ações artísticas e culturais que favoreçam a ressocialização.

Dependência Química 01O Projeto Corre Pra Vida foi implementado pela SPD em novembro do ano passado. O ponto de acolhimento e abordagem (conteîner), instalado no Oitão Preto, junto à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, tem como público-alvo a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, que faz uso de drogas. A proposta é reduzir os danos causados pela dependência química e promover os direitos e a inserção nas políticas públicas. Ao longo de 2016, o projeto superou a marca de 46 mil atendimentos.

No contêiner, são disponibilizados sanitário e chuveiro e oferecidos kits de higiene e saúde. Também é realizado o encaminhamento e acompanhamento do usuário para a rede de atenção, conforme a demanda apresentada. O projeto também inclui ações de campo, com a utilização de uma unidade móvel, para abordagens nas ruas e em cenas de uso de drogas, com a oferta de orientações sobre a redução de danos.

O equipamento da SPD fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, contando com equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, redutores de danos, motoristas e serviços gerais.


Serviço:
Oficina de pintura do Projeto Corre Pra Vida

Projeto-Corre-pra-VidaContêiner do Projeto Corre Pra Vida – Avenida Castelo Branco, 145-A, Centro
Quartas-feiras, a partir das 14 horas

Fonte:

Site do Governo do CE
Repórter  Fernando Brito

Outros Links:

Projeto voltado à população de rua supera 5 mil atendimentos

Políticas sobre Drogas: Projeto Corre Pra Vida recupera a vida de dependentes químicos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é fundador e editor do Portal ArteCult.com, um dos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros, "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação dae novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).