A arte como canal de alerta e informação sobre a AIDS

A UNAids, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate contra a AIDS, acaba de alertar que “O Brasil sozinho conta com mais de 40% das novas infecções de aids na América Latina”.

Segundo o seu diretor-executivo , Michel Sidibé, “O poder da prevenção não está sendo realizado. Se houver um aumento de novos casos de infecção agora, a epidemia será impossível de ser controlada. O mundo precisa tomar medidas urgentes e imediatas”.

No intuito então de falar sobre este grave problema mundial, o artista plástico Israel Macedo usa as suas obras de arte.

Uma de suas obras se chama “A contrapelo”, um conjunto de trabalhos artísticos produzidos a partir de uma investigação sobre as pessoas que convivem com HIV e Aids.

israelmacedo_o_contrapeloParte da obra “A contrapelo”
Créditos: Felippe Canale
Parte da obra “A contrapelo”

Os trabalhos estão expostos na FAAP com entrada gratuita até o dia 12 de fevereiro. 48º Anual de Arte FAAP.

Outras obras:

O DIA

Um livro com o depoimento de 10 pessoas ao descobrirem a sensação do exato dia em que descobriram que eram HIV positivas. O texto é impresso com tinta e com o sangue dessas pessoas. Ao manusear as páginas, o público tem um contato emocional e de surpresa ao só descobrir na última página o material utilizado para a impressão.

ÁGORA – UMA UNIDADE CONTRADITÓRIA

Em referência a ágora grega, no qual alguns cidadãos se reuniam para debater assuntos políticos e sociais, o trabalho consiste em 1460 lâminas de microscopia com sangue de pessoas soropositivas e soronegativas. Ao olhar, não podemos perceber a diferença entre os sangues expostos nas lâminas. A partir disso, fica a reflexão.

O RESTO É SILÊNCIO

Esta vídeo-instalação mostra a mesma cena filmada com com 3 câmeras diferentes ao mesmo tempo, cada uma com um ângulo. Ali, Israel e sua mãe são filmados “frente a frente, em silêncio, com a proposta de pensarmos em coisas que gostaríamos de contar um para o outro, mas não temos coragem para dizer. Uma forma simbólica de representar o embate com a infeção e o outro”.

DE MIM PARA VOCÊ E VICE-VERSA

Nesta lâmina há o sangue de um casal sorodiscordante para HIV, ou seja, um é positivo e o outro é negativo. Aqui, fica a reflexão e informação de que é possível ambos conviverem com um vida sexual ativa e saudável. No vídeo abaixo há maiores informações sobre o tema.


SERVIÇO

DICA ARTECULT – ENTREVISTA COM ISRAEL MACEDO

Local: MAB-FAAP – Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Entrada: gratuita.

Créditos das imagens: Imagem de Divulgação

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é fundador e editor do Portal ArteCult.com, um dos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros, "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação dae novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).