45 anos sem Elvis Presley: Rei do Rock ganha homenagens nas Fábricas de Cultura

16 de agosto completa mais um ano sem Elvis , que é lembrado com programação gratuita que inclui shows, filmes e até concurso de topetes

Elvis Presley, um dos maiores artistas do século XX, nos deixou em 16 de agosto de 1977, mas até hoje muitos fãs gritam: “Elvis não morreu!”. Em agosto, mês em que a partida completa 45 anos, o legado do Rei do Rock é lembrado e reverenciado nas Fábricas de Cultura de São Paulo com uma programação diversa e gratuita.

Elvis Presley: Rei do Rock

Em homenagem ao artista, as Fábricas de Cultura da Zona Leste e de São Bernardo do Campo, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, realizam uma série de eventos com o tema “Mês do Elvis”, incluindo shows, apresentações de dança, sessões de cinema e até concurso de topetes, marca registrada do Rei do Rock.

Programação:

ELVIS NA QUEBRADA – um dos maiores covers brasileiros de Elvis Presley, Adam Romam, fará o “Show no Intervalo”, nas escolas do entorno das Fábricas de Cultura. Adam contará um pouquinho da história do cantor e interpretará alguns trechos de músicas para crianças e adolescentes do ensino público! Assim não se assuste se no meio da aula de português escutar: Its one for the money, two for the show…
– 16/08/22 às 10h – FC Parque Belém
– 23/08/22 às 12h – FC São Bernardo do Campo

SHOW MUSICAL – ADAM ROMAM & ELVISBACK BIG BAND – Adam Roman traz em apresentação única o show inédito “Elvis”, em tributo a Elvis Presley, numa releitura dos grandes sucessos do rei do rock, que aproxima o artista de sua plateia e recria um verdadeiro encontro com Elvis Presley.
– 17/08 às 14h – FC Itaim Paulista
– 18/08 às 14h – FC Parque Belém
– 19/08 às 14h – FC Cidade Tiradentes
– 25/08 às 14h e 19h – FC São Bernardo do Campo

FALANDO DE ELVIS, com Roberto Maia – Bate-papo descontraído, contextualizando com cases e vídeos a história de Elvis e sua influência na música pop. Jornalista, radialista, DJ e engenheiro eletrônico, dedica-se à relação entre música, comunicação e tecnologia, sendo pioneiro em projetos multi e transmídia, em plataformas omnichannel: vídeo texto, internet, computação gráfica, podcast, cinema, rádio, tv, revistas especializadas, streaming e eventos diversos. Conhecido como “o homem enciclopédia”, atua na 89FM, bem como em vários outros veículos de comunicação (nacionais e internacionais) como pesquisador musical, produtor e correspondente.
– 19/08/2022 – às 10h – FC Vila Curuçá
às 14h – FC Itaim Paulista

ESPETÁCULO DE DANÇA “NOSTALGIA ROCK” – That Swing Dance Company. Um espetáculo para assistir, celebrar e dançar os anos 50! Ao som dos melhores rocks dos anos 50, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette e rocks nacionais o espetáculo, inspirado em grandes cenas do cinema, contará com uma série de coreografias e dinâmicas com o público para ninguém ficar parado e aprender um pouco de rock!
17/08 às 14h – FC Sapopemba

SESSÕES ESPECIAIS DE CINEMA
Grease: Nos tempos da brilhantina. Lançado em 78, mas com referências a uma época que remonta os anos 50. Um musical que é um clássico! Talvez o mais aclamado de todos os tempos. “Nos tempos da brilhantina” mostra uma juventude onde abundam os carrões, jaquetas de couro e muita dança
– 17/08 às 14h – São Bernardo
– 19/08 às 14h – Sapopemba
– 19/08 às 14h – Belém
– 24/08 às 14h – Itaim Paulista
– 24/08 às 14h – Cidade Tiradentes

A História de Rosa Parks. Em meio à segregação racial nos Estados Unidos, Rosa McCauley, por ser negra, é discriminada, mas se recusa a acreditar que é inferior a alguém. Ainda jovem, conhece Raymond Parks, com quem se casa. Ele tenta protege-la da intolerância e da segregação racial, mas apesar de seus esforços, Rosa é forçada a lidar com muitas situações humilhantes. A tolerância acaba quando é convidada a ceder seu assento em um ônibus para uma pessoa branca e resolve se recusar. O evento tumultua a cidade e gera uma revolta contra as absurdas leis que existiam na época. É possível que os esforços de uma mulher possam alterar séculos de ignorância e preconceito?
– 17/08 às 14h – Cidade Tiradentes
– 18/08 às 14h – Curuçá
– 18/08 às 10h – Sapopemba
– 25/08 às 14h – Belém
– 26/08 às 14h – Itaim Paulista
– 26/08 às 14h – São Bernardo

BAILE ROCKABILLY
O Rockabilly surgiu no início da década de 50 nos Estados Unidos e tornou-se uma febre no país. O que causou o boom do nascimento dessa tendência foi o alcance da fama e sucesso de artistas como Eddie Cochran, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Elvis Presley, Wanda Jackson, Gene Vincent e outros. Com toda essa mistura de gêneros musicais, temos por objetivo recriar esse cenário em bailes temáticos em cada unidade e proporcionar aos frequentadores uma breve vivencia do que foi o rockabilly na década de 50.
– 20/08 às 15h – FC Cidade Tiradentes
– 27/08 às 15h – FC Parque Belém
– 27/08 às 13h – FC Sapopemba
– 28/08 às 15h – FC Itaim Paulista

DESENHANDO O REI – Momentos divertidos em que nossos frequentadores poderão colorir e se divertir com desenhos do Elvis Presley e da cultura Rockabilly.
– Todas as unidades – de terça a sexta-feira das 10h às 16h.

CADÊ O ELVIS? Campeonato com o livro onde tem que achar o Elvis: Você consegue encontrar o Rei do Rock? Divirta-se com este livro repleto de cenas incríveis baseadas na carreira deste grande astro.
– Todas as unidades – de terça a sexta-feira das 10h às 16h.

PALESTRA “SEGREGAÇÃO RACIAL – ROSA PARKS” – A Corajosa história da ativista dos direitos humanos Rosa Parks, seu papel no fim da segregação racial, como ela influenciou os movimentos antirracismo norte americano, e como esses movimentos influenciaram o Brasil e o mundo. Palestrante Rosangela De Paula.
– 24/08/2022 – às 14h – FC São Bernardo do Campo
– 26/08/2022 – às 14h – FC Cidade Tiradentes

PROGRAMAÇÃO ON-LINE

FÁBRICA ENTREVISTA – Entrevista com Mônica Vanise Adams, diretamente da cidade de Memphis. Bate-papo descontraído com Mônica Adams, moradora de Memphis e fã do Elvis Presley. Vamos falar um pouco sobre sua rotina, como é viver o “sonho americano” e principalmente como é morar em uma cidade que respira blues, soul e rock’n’roll.
– 19/08/22 – às 14h – pelo Instagram @fabricasdecultura

DESAFIO TIK TOK – Meu Momento de Rei: A polêmica está lançada! Quem é o Rei do Rock pra você? Elvis ou Chuck Berry? Tente fazer a melhor performance no seu perfil de um dos dois grandes nomes! Você escolhe! #desafiodasfabricas #desafioreidorock
– Diariamente de quarta a domingo, em todas as unidades.

CONCURSO ONLINE: “CANTANDO ELVIS GOSPEL” – um concurso musical on-line, por meio do Instagram oficial das Fábricas de Cultura Setor A, com talentos do meio gospel que frequentam as Fábricas de Cultura. Nesse concurso haverá uma temática especial com as músicas do gênero cantadas pelo artista ”Elvis Presley”. O artista que obtiver o maior número de curtidas, de seguidores da página oficial, vencerá a disputa. Então, solta o Like!
De 01/08 a 31/08 – 2 vídeos por Fábrica, publicações serão em 01/08/2022 – concurso.
Premiações:
1º lugar: Tour nas Fábricas, Vídeo Clipe e produção musical
2º lugar: Vídeo Clipe e Produção musical
3º lugar: Produção musical

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECAS
LEITURA PÚBLICA: ELVIS, IT’S NOW OR NEVER (atividades presenciais)
O acaso geográfico fez com que Elvis nascesse em um reduto do “blues”, rodeado pela cultura e, principalmente, música negra em sua vizinhança. Na igreja que a família Presley frequentava desde cedo, tanto a música quanto a pregação dos pastores, fascinavam o pequeno pelo rádio. A música “country” americana completaria a fortuna de influências que o levaria a se tornar um dos primeiros astros do rock, anos mais tarde. Para celebrar seu legado e comemorar o Dia da Fotografia (19 de agosto), a Biblioteca de Vila Curuçá, relembrará os “Arquivos de Elvis”, de Todd Slaughter e Anne E. Nixon, publicação disponível no acervo, a qual conta com mais de cem fotos raras que ilustram sua vida e carreira como rei do rock. A atividade contará com letras e traduções de alguns sucessos que entraram para história da música, afinal: “Elvis não morreu” (…)
Fábrica de Cultura Vila Curuçá:
19/08 às 16h | 25/08 às 11h | 27/08 às 15h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MENINO ELVIS (Presencial)
Em uma madrugada fria de janeiro de 1935, dentro de um barraco no gueto, chamado Espingarda, nascia um menino que mudaria a história da música no mundo. Com vocês, o bebê: “Elvis Aaron Presley”. Para comemorar a trajetória do astro do rock americano, a equipe da Biblioteca contará sua infância no estilo radionovela, gênero famoso na época de seu nascimento. No final, o Ateliê de Violino tocará o sucesso: “Can´t Help Falling In Love”. Venha se encantar ao som do rei.
Fábrica de Cultura Sapopemba
16/08 às 15h

ENCONTRO DE LEITORES + INTERVENÇÃO NA BIBLIOTECA: BAILÃO DO ROCK (Presencial)
Elvis Presley faleceu no dia 16 de agosto de 1977 deixando um grande legado e em homenagem ao dito “Rei do Rock”, a Biblioteca da Fábrica de Cultura Itaim Paulista, propõe neste mês a realização de um baile entoado por seus maiores clássicos. Todas e todos estão convidados, então vista a melhor fantasia e venha se divertir, dançar, mexer e saber um pouco mais da história deste ícone do “rock and roll”, justificando e comprovando o mito “Elvis não morreu!”. Atividade baseada no livro: “As crônicas de Elvis — volume 1”, de Daniel Frazão, disponível no acervo digital Árvore Livros.
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
16/08 às 15h

Consulte programação completa: www.fabricadecultura.org.br

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *